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Museu Ciep 241 Nação Mangueirense e a pandemia da covid19: convida a reflexão sobre a realidade nas .......

Museu Ciep 241 Nação Mangueirense e a pandemia da covid19:  con VIDA a reflexão sobre a realidade nas ....... ruas e vielas, sobre: +LUTO +LUTA (pelos direitos básicos a dignidade humana) [EXAUSTÃO + DESESPERANÇA ] {REDES DE SOLIDARIEDADE + SORORIDADE}

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuito ) -  REA - R

Patrimônio escolar para quem na covid19?

  Patrimônio escolar para quem  na covid-19? Para iniciar a reflexão é necessário  repensar que os patrimônios possuem modalidades (material; imaterial; cultural; humanitário....) e devem ser preservados.  Mas, se não existir o ser humano, ou melhor vidas humanas, como esses patrimônios serão valorizados??   A secretária de Cultura de Alagoas em seu site nos alerta sobre a importância da preservação do bem cultural, para a construção da memória e história de uma população local. Mas, como podemos fazer para esse bem cultural ser reconhecido, valorizado e cuidado? Se começarmos como população organizada a comunicar a importância desse bem cultural, por exemplo aprender a fazer bolo de fubá, a valorizar as especialistas fazedoras do acarajé, a compreender a importância das estatuas espalhadas por nossa cidade e bairro. Por quais motivos o Centro do Rio de Janeiro possui tantos monumentos ? Ou, por qual motivo na entrada do Ciep 241 Nação Mangueirense há um busto do Leonel Brizola?  Ness

PAULO FREIRE PELAS LENTES DA EDUCAÇÃO CRITICA EXPERIMENTAL

PAULO FREIRE: do uno ao multiplo A cartografia do educador, filosofo e advogado, Paulo Freire no ano do seu centenário, em 19 de setembro de 2021 é infindável, com enorme repercussão internacional. Uma micro analise superficial no cenário político, econômico pandêmico nos conduz ao questionamento, quando sairemos da teoria para o efetivo exercício da prática das experiências democráticas e solidárias, a partir dos referenciais teóricos e práticas pedagógicas (Metodo Paulo Freire), sem doutrinamentos? A musealização e patrimonialização do sujeito histórico de Paulo Freire sem romantismos, mas considerando a atual catastrofe ao qual o Brasil se tornou nos últimos tempos, nos coloca numa situação impar, em nossa história como museologxs e educadores: necessitamos urgentemente para não agonizarmos praticar em nosso cotidianos as reflexões deixadas por PauloFreire . Como? Não sabemos. Mas, talvez o exercício de pesquisar e construir juntos com os estudantes do nivel superior e educação b

Como o museu e escola podem comemorar o dia Mundial da África?

 Como o museu e  escola podem comemorar o dia Mundial da África? A instituição republicana Escola e Museu contribuiriam de diversas formas ao celebrar cotidianamente em seus processos pedagógicos o dia internacional da África, ao contar a história não contada e invisibilizada dos africanos escravizados no Brasil por longos e vergonhosos séculos. Lembrando que o BRASIL foi o último país da América do Sul a assinar a suposta lei de libertação em 13 de maio de 1888. [outro assunto que merece um post/artigo separado desse..]  Talvez, a pergunta deveria ser: -  Qual a importância histórica de celebrarmos o dia Mundial da África?  ao sermos um museu escolar dentro de um centro integrado de educação pública, CIEP, devemos reconhecer que a importância é vital enquanto um ato de resistência aos legados irreparáveis do sistema escravocrata e patriarcalista brasileiro. Lembrar as memórias silenciadas é resistir diante do oceano de dores e esquecimentos causados aos descendentes do povo africano

Árvore de links do Museu Escolar Ciep 241_ atualizada em 2021

 Ops! Esquecemos da Página do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense!! https://www.facebook.com/MuseuCiep241NacaoMangueirenseGovLeonelBrizola Segue o link da nossa árvore de links atualizados: https://www.canva.com/design/DAEZDfmvEYg/SW4OOS1q7_Uo3MHnCZn3Pw/view https://www.canva.com/design/DAEZDfmvEYg/SW4OOS1q7_Uo3MHnCZn3Pw/view

#MuseuCiep241PelaVIDA _Museus do mundo: uni-vos contra a covid19

# MuseuCiep241PelaVIDA _ Museus do mundo: uni-vos contra a covid19 O Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel Brizola   apoia a campanha #MuseusPelaVida promovida pelo Conselho   Internacional de Museus o ICOM, com o objetivo de conscientizar   as instituições museológicas para defender a prevenção e imunização .  Conforme o site do ICOM Brasil publicado recentemente, a ideia é que nós os museus, no nosso caso o Museu Escolar Ciep 241 A JUDEMOS na campanha de CONSCIENTIZAÇÃO do estímulo à vacinação para TODOS e a adoção das práticas de prevenção à Covid-19.💭   Rel embrando sobre as discussões “acaloradas” sobre a imunização acendem um sinal vermelho: sobre o número significativo de pessoas que declara não ter a intenção de tomar a vacina, seja por dúvida, seja por negacionismo. Por sermos um Museu Escolar Virtual é importante essa reflexão para todos que formam a comunidade escolar, isto é, todos os trabalhadores da escola e alunos . Pois compreendemos que todos nós deseja