Pular para o conteúdo principal

Tecer histórias pelos fios das memórias (escolares na pandemia da covid-19)

 
Tecer histórias pelos fios das memórias: escolares na pandemia da covid-19

O universo da contação de histórias é familiar, subjetivo, coletivo e especial. 
Afinal, quem não se lembra das histórias de ninar antes de dormir? Quais são as suas memórias? Quais histórias a sua avó contava para a sua mãe? E quais histórias sua mãe contou para você?
Vocês sabiam que todos nós somos contadores das nossas próprias histórias! Sim!
A contação de história é muito importante para a nossa auto-estima, auto conhecimento e compreensão da nossa existência no mundo.
 Existem várias histórias de diversos gêneros.  Também existem várias formas de escrita, como a ficção, crônica, prosa, poesia, cordel,etc..Vamos perguntar as nossas professoras de Língua Portuguesa? 
 Aqui abordaremos as histórias adaptadas ou inventadas por nós. Todos nós temos o poder da palavra para registrar nossas memórias através da palavra escrita ou contada. (Existiu um educador nordestino conhecido internacionalmente que nos ensinou a dizer a nossa palavra - a palavra geradora! Advinha quem foi? Clica aqui e descubra)

A oralidade é uma forma de expressão que existe dentro de nós desde que aprendemos a falar. Através das primeiras palavras e gestos, quando os bebês expressavam os sentimentos, como: fome,sede, sono e dor, etc..
A narrativa da própria história de vida através da oralidade também é ancestral e milenar, através dos contadores de histórias, em cada periodo histórico, e formas de organização sociais distintas teremos alguns nomes para intitular os guardadores das memórias de seu tempo, como exemplo: periodo da Antiguidade os bardos; nos Reinos Africanos no período da colonização os griots... E no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade quem são as contadoras de histórias?

Os nossos guardadores das palavras👂

Os nossos contadores de histórias estão presente nas civilizações marcadas pela linguagem da oralidade como as civilizações africanas, asiaticas e da américa latina ( mulheres andinas e repentistas do Nordeste brasileiro). Os Griots: guardadores das palavras, costumes e lendas dos Reinos Africanos no processo de colonização. Pesquise mais nos links sugeridos:
Para estimular a escrita das nossas histórias elaboramos esse material para iniciarmos o processo de escrevermos nossas memórias da pandemia em 2021. Vamos escrever e contar nossas histórias? 

       
Obs.: Essa mini publicação foi inspirada nesses materiais:
 1.https://www.youtube.com/watch?v=epWyEZgenH8 - professoras da Prefeitura de São Paulo.
2.https://www.youtube.com/watch?v=u2i2c8w0Zo0 - escritor e contador de histórias Gregório.
3.https://www.youtube.com/watch?v=bCwnSQEqW84 - contação de histórias com objetos não estruturados.
4. https://www.youtube.com/watch?v=AzBqR3dSWfg - Entrevista ao Museu da Pessoa
5. https://museudapessoa.org/conte-sua-historia/  - Proposta do Museu da Pessoa coletar a sua história

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!

CAMPANHA:  ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!!👂 A nossa campanha colaborativa está no ar! É isso mesmo!!  Estamos iniciando mais um ano letivo, 2021, apesar de vivermos a pior fase da pandemia da covid19. Não podemos desistir de sonhar e tornar nossos sonhos possíveis! 👀 Vamos juntos construir a história do Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense  Leonel Brizola ?  Espia👀, após consultarmos alguns trabalhadores da escola.  Gostaríamos de ampliar a participação para todos os alunos, professores e trabalhadores do Ciep 241 .  Nessa primeira etapa da campanha lançaremos duas sugestões de logotipo. Ei, calma!! Ainda teremos outras campanhas !!  Em breve falaremos sobre ....💭 os # Amigos do Museu Escolar Ciep241 Nação Mangueirense .💭 💯Você deseja participar ? Então clica👉 no link e responda ao breve questionário.👀 Acesse:  https://forms.gle/7TrzRoDq17KNFJkZ8 As Articuladoras  Culturais do Museu Esc...

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"   EPISTEMICIDIO  GENOCIDIO  NEGAÇÃO QUE O RACISMO EXISTE É UM ALIADO AO RACISMO O RACISCMO DIGITAL .... Elaboração de comandos na programação dos algorítmicos que treinam a leitura de dados dos algorítmicos a  obedecer a determinados padrões;. AS TECNOLOGIAS SÃO DISCRIMINATÓRIAS  https://tarciziosilva.com.br/blog/  https://www.brasildefato.com.br/2022/02/28/racismo-digitalizado-como-funciona-o-preconceito-impresso-nos-algoritmos

Primavera chegou ! O que isto significa?

Primavera chegou ! O que isto significa?  🌻🌻🌻 Olá, professoras do Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola!   👀 Vamos espalhar as nossas sementes de esperança no futuro melhor? 🌻 Sugestões de textos:       1.  https://observador.pt/2019/07/28/130-anos-depois-porque-e-que-continuamos-fascinados-com-os-girassois-de-van-gogh/ 2.       https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/girassois-van-gogh/ 3.       https://www.tudoepoema.com.br/manoel-de-barros-os-girassois-de-van-gogh/ 4.       https://www.ecycle.com.br/girassol/ - Acredita-se que a flor de  girassol  é originária da América do Norte, em 1000 (a. C.). Elas foram cultivadas e domesticadas por suas propriedades alimentícias — as pessoas se alimentavam de suas sementes, que têm um alto valor nutricional 5.       https://www.significados.com.br/flor-de-girass...

#FaçaSuaParte pela Saúde Mental dos seres humanos da TERRA

#FaçaSuaParte   pela saúde mental dos seres humanos da Terra O Museu Ciep 241 lembra que a  Federação Mundial de Saúde Mental, a OMS  celebrou ontem, dia 10 de outubro o dia MUNDIAL da Saúde Mental.  E daí, o que eu e você temos a ver com isto? Tudo, né.... Repost <  h ttps://www.paho.org/pt/noticias/7-10-2022-opas-lanca-campanha-para-combater-estigma-contra-pessoas-com-condicoes-saude > " A iniciativa utilizará redes sociais para promover interações positivas Washington, DC, 7 de outubro de 2022 (OPAS) - A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou, nesta sexta-feira, a campanha  #FaçaSuaParte para apoiar a saúde mental , com o objetivo de combater o estigma e a discriminação contra pessoas com condições de saúde mental, e promover interações positivas que melhoram a busca por ajuda. Estudos mostram que os estereótipos, preconceitos e comportamentos discriminatórios na saúde mental são comuns.Por meio de mensagens nas redes sociais, a campanha ...

Tu estás oprimido? Fala com Paulo Freire que ele te escuta!

 Tu  estás oprimido?  Fala com Paulo Freire que ele te escuta! #MuseuCiep241escutaPauloFreire #MuseuCiep241lePauloFreire