Pular para o conteúdo principal

A origem do Ciep 241:lembranças e curiosidades

A origem do Ciep 241:


lembranças e curiosidades.


 A nossa fonte documental é a dissertação de mestrado defendida por Tatiane Rosa Santos defendida em 2008 no Programa de Pós Graduação em Educação da UNIRIO, intitulada "EDUCAÇÃO NOS CIEPS:O CASO DO GINÁSIO PÚBLICO 241", a brilhante pesquisa nos fornece dados para compreender o primeiro momento da trajetória do nosso CIEP 241. Pensar na história do CIEP 241 é relembrar as bases da educação integral no Brasil.

📌 CIEP 241 - Ginásio Público Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola NASCEU em 28 de abril de 1994.

🚆 Você sabia??? O terreno da escola foi cedido por 99 anos pela da Rede Ferroviária Federal? 👉 A instalação do CIEP 241 na Mangueira foi fruto da mobilização da comunidade mangueirense mediado pelo Programa de Social da Mangueira(1987). 

👉 Mas, se você caro leitor, não é morador da Mangueira. Agora deve se perguntar será que a história de mobilização da associação dos moradores da Mangueira é parecida com com a de Manguinhos e  Morro do Juramento? Guardado as devidas proporções das realidades sociais, políticas e geograficas observamos uma similaridade: - o poder de transformação quando o povo se organiza e executa atividades a partir da solidariedade e auto gestão.  Espia esse fragmento da pesquisa de mestrado FGV ✂ "Em 1986, o então presidente da escola de samba Carlos Dória chamou o professor de Educação Física Francisco de Carvalho, conhecido como Chiquinho da Mangueira, que já desenvolvia junto com Tia Alice, campeã sul-americana de atletismo, um trabalho com as crianças da comunidade para idealizar um grande programa social para a Mangueira. Com o apoio de Tia Alice e outros, em 1987, começaram a desenvolver um projeto olímpico na comunidade. Inicialmente, as aulas eram dadas na rua, embaixo do viaduto, e na quadra da escola de samba e a única condição para os atletas fazerem parte do projeto era estarem freqüentando a escola" (GIOLITO;2005, p.19)http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2138/CPDOC2005JuditeHelena.pdf?sequence=1&isAllowed=y

👀 Como descobrimos isso? PESQUISANDO! Siga a pista da pesquisadora Maria ALice Nunes da Costa nesse link:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782003000200010 .  E mais curiosidades para vocês caro leitor! Você sabia que a origem do CIEP 241 é oriundo dessa rede de esforços das três esferas do poder público?  Na verdade o poder estadual apoiou a inciativa do Programa Social da Mangueira construindo toda a infra-estrutura do pólo esportivo como nos alerta a pesquisadora supra citada, além de administrar diretamente  o Ciep - e financiar o projeto Artisticamente Mangueira  proposto pela Gestão  da Direção desse colégio (COSTA;2003).

📌Quer entender melhor essa relação da organização da sociedade civil da Mangueira junto aos representantes das instituições republicanas? Leia esse trecho,da area juridica  ✂" A Rede Ferroviária Federal concedeu para a agremiação a cessão de um terreno baldio localizado aos pés do morro, nascendo assim a Vila Olímpica da Mangueira que esta instalada numa área de 35 mil metros quadrados, contando com campo de futebol, pista de atletismo, ginásio, piscina semi-olímpica, escolas profissionalizantes, atendimento medico e assistencial, contando com médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos além da farmácia popular. Sendo que hoje quase todos os projetos sociais são realizados pela escola de samba mangueira na Vila Olímpica" (Fonte: revistas.newtonpaiva.br/letras-juridicas/?p=653)

💭 Mas, será que as aulas funcionavam no três turnos como antes da pandemia da covid-19?

👉👉Simmmm! Funcionava manhã e tarde - antigo ginásio do ensino fundamental, isto é, da 5ª a 8ª série do 1º grau; Conforme a pesquisadora Tatiane Santos,  nos primórdios do CIEP 241 era 3 turmas por série ATÉ 32 alunos! No contra turno, isto é a tarde, eram oferecidas as atividades complementares ( esportes, video educação e oficinas desenvolvidas pelos projetos). De acordo com Santos (2008) ela nos lembra que no momento da pesquisa realizada ao nosso ciep 241 a escola não funcionava mais em tempo integral, isto é, 14 anos após a sua criação. Mas, os serviços básicos  para a manutenção da assiduidade dos alunos permaneciam como: oferta da alimentação, material didático e uniforme (gratuitamente em parte por que o fundo do nosso imposto é também reservado a educação pública). Também funcionavam a noite -  o que seria hoje comparado a uma educação de jovens e adultos, EJA.

🏪 O prédio do CIEP - como era no inicio em 1994??

O prédio escolar era dividido na seguinte estrutura: "sala de direção e coordenação; secretaria; sala de estudo dirigido e vídeo; 18 salas de aula; 8 banheiros para alunos, sendo 2 adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais e 2 banheiros para direção, professores funcionários; copa, refeitório, cozinha e despensa; 4 vestiários, 1 quadra esportiva e 1 piscina (de 25m x 12,50m); laboratórios (química, física e biologia) e centro de pesquisas; 1 sala para artes plásticas; laboratório de informática; núcleo de música com 4 ambientes; sala de dança (jazz); 1 centro médico (com sala de dentista, sala de clínico, sala de enfermagem e  recepção); 1 almoxarifado; grande pátio coberto e grande área ajardinada; 1 biblioteca; mecanografia; sala de grêmio; sala de inspetores; sala de departamento pessoal; sala de professores; sala de desenho, artesanato e silk screen e sala de reforço escolar" (SANTOS; 2008)

📕📕 Biblioteca escolar do CIEP241 sempre foi no prédio principal ao lado das salas de aulas?

😱Não!! A biblioteca era no prédio anexo, externo ao prédio principal. Onde hoje é o espaço de atividades de educação física voltado a comunidade mangueirense. Espia essa foto retirada da dissertação de mestrado da Tatiane quando pesquisou no nosso CIEP 241 em 2008! E outra curiosidade vocês sabiam quem foi agente de leitura? A servidora agente de leitura Dora.

💬  Qual é a lembrança que você gostaria de escrever do Ciep241 para você mesmo daqui há 10 anos?

💭💭Ok!Você já estudou no CIEP 241? Em que ano? Possui foto nos envie.

💬Em breve retornaremos com mais curiosidades!

Indicação para leitura complementar:

https://oglobo.globo.com/rio/design-rio/desenhados-por-oscar-niemeyer-os-tracos-dos-cieps-fizeram-escola-mundo-afora-16837124

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!

CAMPANHA:  ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!!👂 A nossa campanha colaborativa está no ar! É isso mesmo!!  Estamos iniciando mais um ano letivo, 2021, apesar de vivermos a pior fase da pandemia da covid19. Não podemos desistir de sonhar e tornar nossos sonhos possíveis! 👀 Vamos juntos construir a história do Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense  Leonel Brizola ?  Espia👀, após consultarmos alguns trabalhadores da escola.  Gostaríamos de ampliar a participação para todos os alunos, professores e trabalhadores do Ciep 241 .  Nessa primeira etapa da campanha lançaremos duas sugestões de logotipo. Ei, calma!! Ainda teremos outras campanhas !!  Em breve falaremos sobre ....💭 os # Amigos do Museu Escolar Ciep241 Nação Mangueirense .💭 💯Você deseja participar ? Então clica👉 no link e responda ao breve questionário.👀 Acesse:  https://forms.gle/7TrzRoDq17KNFJkZ8 As Articuladoras  Culturais do Museu Escolar Ciep241 Mangueira :)

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuito ) -  REA - R

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241 [em edição]  A linha do tempo sobre o Andarilho da Utopia em edição ...  Para saber mais indicamos o  http://memorial.paulofreire.org/Linha_do_tempo/linha_do_tempo.html  E vocês sabiam que tudo começou em caravanas de alfabetização no interior de Pernambuco??? Até o método de alfabetização viralizar na época sem a internet... até chegar no RJ.. Cartilha do Método Paulo Freire  ilustrada por  F.Brenand (disponível Acervo Paulo Freire ) Charge produzida após ao falecimento de Paulo Freire. (1997) Paulo Freire e museus escolares???????????  Comecemos com a ideia dos movimentos de cultura popular!!  **Movimentos de Cultura Popular em 1960 +  Círculo de cultura: Espaço dinâmico de troca de conhecimento onde os sujeitos do processo de educação de adultos se reuniam para debater problemas coletivos do próprio grupo. (Conceitos de Educação em Paulo Freire, p. 53). Em edição... Videos: https://www.youtube.com/watch?v=MZQt

Carta para o seu Eu do Futuro

 💌 CARTA PARA O SEU EU DO  FUTURO A carta de 2021 para a leitora de 2031:  registrar nossas experiências e compartilhar nossas escritas ✉ Caro alunx do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola, Vos escrevo para convidar para o importante exercício de auto-conhecimento.  Afinal o que adianta conhecermos a história da nossa escola ou do nosso bairro - se não possuimos conhecimento da nossa própría identidade, ex. quais são as nossas potencialidades, limitações, sonhos e medos ?  Chegamos no mês dificil para todos nós do Planeta Terra🌐, inclusive aos brasileiros, a dificuldade de assitir diariamente a morte de mais três mil mortes por dia - nossos mortos, são lembrados como vidas humanas. E todas as vidas humanas importam muito. Além do aumento da miséria e da fome. Mas, precisamos resistir!   A estratégia é a escrita , a organização das nossas ideiais em redes para articularmos ações reais . Precisamos nos unir durante e depois a pandemia.💪💪   Como podemos nos a

A importância da valorização das memórias escolares no CIEP241 em tempos de crises

A importância da valorização das memórias escolares  no CIEP241 em tempos de crises O Museu Escolar do CIEP 241 foi criado nas atividades pedagógicas desenvovidas por professores e trabalhadores da educação  durante a pandemia da covid-19 em 2020 no ensino remoto pela iniciativa de alguns professores.  O nosso Museu Escolar do Ciep 241 é de todos os trabalhadores, alunos e comunidades escolar. Sejam bem-vindxs! O Museu Escolar do CIEP241 nesse primeiro momento é digital. Mas, a nossa intenção é ocupação também física do nosso acervo composto por trabalhos artisticos de ex-alunos, alunos, trabalhadores, prêmios de jogos atléticos, e de todo tipo de patrimônio material e imaterial que conte a história do CIEP 241 pelos seus sujeitos históricos, isto é trabalhadores da educação e alunos.  Vamos contar essa bela história? Qual é a história que você aluno ou trabalhador deseja contar no futuro sobre o nosso CIEP 241 na pandemia?  Como posso contribuir? Envie um comentário nos contando sobr