Pular para o conteúdo principal

Tecer histórias pelos fios das memórias (escolares na pandemia da covid-19)

 
Tecer histórias pelos fios das memórias: escolares na pandemia da covid-19

O universo da contação de histórias é familiar, subjetivo, coletivo e especial. 
Afinal, quem não se lembra das histórias de ninar antes de dormir? Quais são as suas memórias? Quais histórias a sua avó contava para a sua mãe? E quais histórias sua mãe contou para você?
Vocês sabiam que todos nós somos contadores das nossas próprias histórias! Sim!
A contação de história é muito importante para a nossa auto-estima, auto conhecimento e compreensão da nossa existência no mundo.
 Existem várias histórias de diversos gêneros.  Também existem várias formas de escrita, como a ficção, crônica, prosa, poesia, cordel,etc..Vamos perguntar as nossas professoras de Língua Portuguesa? 
 Aqui abordaremos as histórias adaptadas ou inventadas por nós. Todos nós temos o poder da palavra para registrar nossas memórias através da palavra escrita ou contada. (Existiu um educador nordestino conhecido internacionalmente que nos ensinou a dizer a nossa palavra - a palavra geradora! Advinha quem foi? Clica aqui e descubra)

A oralidade é uma forma de expressão que existe dentro de nós desde que aprendemos a falar. Através das primeiras palavras e gestos, quando os bebês expressavam os sentimentos, como: fome,sede, sono e dor, etc..
A narrativa da própria história de vida através da oralidade também é ancestral e milenar, através dos contadores de histórias, em cada periodo histórico, e formas de organização sociais distintas teremos alguns nomes para intitular os guardadores das memórias de seu tempo, como exemplo: periodo da Antiguidade os bardos; nos Reinos Africanos no período da colonização os griots... E no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade quem são as contadoras de histórias?

Os nossos guardadores das palavras👂

Os nossos contadores de histórias estão presente nas civilizações marcadas pela linguagem da oralidade como as civilizações africanas, asiaticas e da américa latina ( mulheres andinas e repentistas do Nordeste brasileiro). Os Griots: guardadores das palavras, costumes e lendas dos Reinos Africanos no processo de colonização. Pesquise mais nos links sugeridos:
Para estimular a escrita das nossas histórias elaboramos esse material para iniciarmos o processo de escrevermos nossas memórias da pandemia em 2021. Vamos escrever e contar nossas histórias? 

       
Obs.: Essa mini publicação foi inspirada nesses materiais:
 1.https://www.youtube.com/watch?v=epWyEZgenH8 - professoras da Prefeitura de São Paulo.
2.https://www.youtube.com/watch?v=u2i2c8w0Zo0 - escritor e contador de histórias Gregório.
3.https://www.youtube.com/watch?v=bCwnSQEqW84 - contação de histórias com objetos não estruturados.
4. https://www.youtube.com/watch?v=AzBqR3dSWfg - Entrevista ao Museu da Pessoa
5. https://museudapessoa.org/conte-sua-historia/  - Proposta do Museu da Pessoa coletar a sua história

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!

CAMPANHA:  ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!!👂 A nossa campanha colaborativa está no ar! É isso mesmo!!  Estamos iniciando mais um ano letivo, 2021, apesar de vivermos a pior fase da pandemia da covid19. Não podemos desistir de sonhar e tornar nossos sonhos possíveis! 👀 Vamos juntos construir a história do Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense  Leonel Brizola ?  Espia👀, após consultarmos alguns trabalhadores da escola.  Gostaríamos de ampliar a participação para todos os alunos, professores e trabalhadores do Ciep 241 .  Nessa primeira etapa da campanha lançaremos duas sugestões de logotipo. Ei, calma!! Ainda teremos outras campanhas !!  Em breve falaremos sobre ....💭 os # Amigos do Museu Escolar Ciep241 Nação Mangueirense .💭 💯Você deseja participar ? Então clica👉 no link e responda ao breve questionário.👀 Acesse:  https://forms.gle/7TrzRoDq17KNFJkZ8 As Articuladoras  Culturais do Museu Escolar Ciep241 Mangueira :)

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuito ) -  REA - R

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241 [em edição]  A linha do tempo sobre o Andarilho da Utopia em edição ...  Para saber mais indicamos o  http://memorial.paulofreire.org/Linha_do_tempo/linha_do_tempo.html  E vocês sabiam que tudo começou em caravanas de alfabetização no interior de Pernambuco??? Até o método de alfabetização viralizar na época sem a internet... até chegar no RJ.. Cartilha do Método Paulo Freire  ilustrada por  F.Brenand (disponível Acervo Paulo Freire ) Charge produzida após ao falecimento de Paulo Freire. (1997) Paulo Freire e museus escolares???????????  Comecemos com a ideia dos movimentos de cultura popular!!  **Movimentos de Cultura Popular em 1960 +  Círculo de cultura: Espaço dinâmico de troca de conhecimento onde os sujeitos do processo de educação de adultos se reuniam para debater problemas coletivos do próprio grupo. (Conceitos de Educação em Paulo Freire, p. 53). Em edição... Videos: https://www.youtube.com/watch?v=MZQt

Carta para o seu Eu do Futuro

 💌 CARTA PARA O SEU EU DO  FUTURO A carta de 2021 para a leitora de 2031:  registrar nossas experiências e compartilhar nossas escritas ✉ Caro alunx do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola, Vos escrevo para convidar para o importante exercício de auto-conhecimento.  Afinal o que adianta conhecermos a história da nossa escola ou do nosso bairro - se não possuimos conhecimento da nossa própría identidade, ex. quais são as nossas potencialidades, limitações, sonhos e medos ?  Chegamos no mês dificil para todos nós do Planeta Terra🌐, inclusive aos brasileiros, a dificuldade de assitir diariamente a morte de mais três mil mortes por dia - nossos mortos, são lembrados como vidas humanas. E todas as vidas humanas importam muito. Além do aumento da miséria e da fome. Mas, precisamos resistir!   A estratégia é a escrita , a organização das nossas ideiais em redes para articularmos ações reais . Precisamos nos unir durante e depois a pandemia.💪💪   Como podemos nos a

A importância da valorização das memórias escolares no CIEP241 em tempos de crises

A importância da valorização das memórias escolares  no CIEP241 em tempos de crises O Museu Escolar do CIEP 241 foi criado nas atividades pedagógicas desenvovidas por professores e trabalhadores da educação  durante a pandemia da covid-19 em 2020 no ensino remoto pela iniciativa de alguns professores.  O nosso Museu Escolar do Ciep 241 é de todos os trabalhadores, alunos e comunidades escolar. Sejam bem-vindxs! O Museu Escolar do CIEP241 nesse primeiro momento é digital. Mas, a nossa intenção é ocupação também física do nosso acervo composto por trabalhos artisticos de ex-alunos, alunos, trabalhadores, prêmios de jogos atléticos, e de todo tipo de patrimônio material e imaterial que conte a história do CIEP 241 pelos seus sujeitos históricos, isto é trabalhadores da educação e alunos.  Vamos contar essa bela história? Qual é a história que você aluno ou trabalhador deseja contar no futuro sobre o nosso CIEP 241 na pandemia?  Como posso contribuir? Envie um comentário nos contando sobr