Tecer histórias pelos fios das memórias: escolares na pandemia da covid-19
O universo da contação de histórias é familiar, subjetivo, coletivo e especial.
Afinal, quem não se lembra das histórias de ninar antes de dormir? Quais são as suas memórias? Quais histórias a sua avó contava para a sua mãe? E quais histórias sua mãe contou para você?
Vocês sabiam que todos nós somos contadores das nossas próprias histórias! Sim!
A contação de história é muito importante para a nossa auto-estima, auto conhecimento e compreensão da nossa existência no mundo.
Existem várias histórias de diversos gêneros. Também existem várias formas de escrita, como a ficção, crônica, prosa, poesia, cordel,etc..Vamos perguntar as nossas professoras de Língua Portuguesa?
Aqui abordaremos as histórias adaptadas ou inventadas por nós. Todos nós temos o poder da palavra para registrar nossas memórias através da palavra escrita ou contada. (Existiu um educador nordestino conhecido internacionalmente que nos ensinou a dizer a nossa palavra - a palavra geradora! Advinha quem foi? Clica aqui e descubra)
A oralidade é uma forma de expressão que existe dentro de nós desde que aprendemos a falar. Através das primeiras palavras e gestos, quando os bebês expressavam os sentimentos, como: fome,sede, sono e dor, etc..
A narrativa da própria história de vida através da oralidade também é ancestral e milenar, através dos contadores de histórias, em cada periodo histórico, e formas de organização sociais distintas teremos alguns nomes para intitular os guardadores das memórias de seu tempo, como exemplo: periodo da Antiguidade os bardos; nos Reinos Africanos no período da colonização os griots... E no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade quem são as contadoras de histórias?
Os nossos guardadores das palavras👂
Os nossos contadores de histórias estão presente nas civilizações marcadas pela linguagem da oralidade como as civilizações africanas, asiaticas e da américa latina ( mulheres andinas e repentistas do Nordeste brasileiro). Os Griots: guardadores das palavras, costumes e lendas dos Reinos Africanos no processo de colonização. Pesquise mais nos links sugeridos:
Para estimular a escrita das nossas histórias elaboramos esse material para iniciarmos o processo de escrevermos nossas memórias da pandemia em 2021. Vamos escrever e contar nossas histórias?
Obs.: Essa mini publicação foi inspirada nesses materiais:
1.https://www.youtube.com/watch?v=epWyEZgenH8 - professoras da Prefeitura de São Paulo.
2.https://www.youtube.com/watch?v=u2i2c8w0Zo0 - escritor e contador de histórias Gregório.
3.https://www.youtube.com/watch?v=bCwnSQEqW84 - contação de histórias com objetos não estruturados.
4. https://www.youtube.com/watch?v=AzBqR3dSWfg - Entrevista ao Museu da Pessoa
5. https://museudapessoa.org/conte-sua-historia/ - Proposta do Museu da Pessoa coletar a sua história
6.http://bocadoceu.com.br/contos/o-debate-do-filosofo/ - Conto popular. Origem:Sufi
7. http://bocadoceu.com.br/contos/isto-tambem-passara/ - Conto popular
Comentários
Postar um comentário