Pular para o conteúdo principal

Carta para o seu Eu do Futuro

 💌 CARTA PARA O SEU EU DO  FUTURO

A carta de 2021 para a leitora de 2031: registrar nossas experiências e compartilhar nossas escritas

Caro alunx do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola,



Vos escrevo para convidar para o importante exercício de auto-conhecimento.  Afinal o que adianta conhecermos a história da nossa escola ou do nosso bairro - se não possuimos conhecimento da nossa própría identidade, ex. quais são as nossas potencialidades, limitações, sonhos e medos

Chegamos no mês dificil para todos nós do Planeta Terra🌐, inclusive aos brasileiros, a dificuldade de assitir diariamente a morte de mais três mil mortes por dia - nossos mortos, são lembrados como vidas humanas. E todas as vidas humanas importam muito. Além do aumento da miséria e da fome. Mas, precisamos resistir!  A estratégia é a escrita, a organização das nossas ideiais em redes para articularmos ações reais. Precisamos nos unir durante e depois a pandemia.💪💪

 Como podemos nos ajudar? Como alunos e professores podem construir juntos essa relação? E qual é a contribuição do nosso Museu Escolar Ciep 241 na mediação dessa relação?
📌Espécie de pontapé inicial propomos a ESCRITA de uma 💌carta de você para você mesmo reler daqui há 10 anos, para o seu Eu do Futuro! . 📌A outra ideia é escrever uma carta para o seu professor, sobre aquela aula que você mais se identificou.O que você gostaria de saber mais sobre a matéria? Ou, quando retornarmos no ensino presencial, qual tipo de aula vocÊ gostaria de ter? Jogo de vôlei na quadra? Aula livre de desenho? 📌Enfim, vamos escrever nossos sonhos e transformá-los em realidade?

A proposta dessa carta é o registro do nosso cotidiano tão dificil no primeiro recém ano cumprido da pandemia da covid19. Mas, porque uma carta?  Porque não precisamos imprimir, a tecnologia requisita é uma caneta, ou lápis e papel. A forma de guarda dessa informação é guardá-la dentro de um livro ou lugar especial e reabri-la daqui há 10 ou 20 anos. Mas, vocês público e aluno do Museu Ciep podem nos perguntar: - Uma espécie de capsula do tempo como nos fillmes da Tv? Sim, só que a nossa diferença é que escrevemos no momento HISTÓRICO das nossas vidas mais critico uma pandemia da covid19.

Ops! Não estamos inventando a roda com a ideia da CARTA PARA O SEU EU DO FUTURO vários outros países, escolas, universidades e até MUSEUS criaram uma especie de projeto guarda chuva☂ com a ideia de registrar o nosso cotidiano durante a PANDEMIA covid19. Como exemplo citamos a experiência da Universidade Federal de Juiz de Fora que lançou em maio de 2020 o projeto de Cápsula do Tempo para os estudantes escreverem e enviarem para a universidade suas experiências da covid19. Ficou curioso leia mais em https://www2.ufjf.br/noticias/2020/05/14/queria-que-soubessem/

Sugestão de leitura: https://bit.ly/3siErg0

Saudações, As Articulador@s do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense :)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!

CAMPANHA:  ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!!👂 A nossa campanha colaborativa está no ar! É isso mesmo!!  Estamos iniciando mais um ano letivo, 2021, apesar de vivermos a pior fase da pandemia da covid19. Não podemos desistir de sonhar e tornar nossos sonhos possíveis! 👀 Vamos juntos construir a história do Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense  Leonel Brizola ?  Espia👀, após consultarmos alguns trabalhadores da escola.  Gostaríamos de ampliar a participação para todos os alunos, professores e trabalhadores do Ciep 241 .  Nessa primeira etapa da campanha lançaremos duas sugestões de logotipo. Ei, calma!! Ainda teremos outras campanhas !!  Em breve falaremos sobre ....💭 os # Amigos do Museu Escolar Ciep241 Nação Mangueirense .💭 💯Você deseja participar ? Então clica👉 no link e responda ao breve questionário.👀 Acesse:  https://forms.gle/7TrzRoDq17KNFJkZ8 As Articuladoras  Culturais do Museu Esc...

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento atravé...

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"   EPISTEMICIDIO  GENOCIDIO  NEGAÇÃO QUE O RACISMO EXISTE É UM ALIADO AO RACISMO O RACISCMO DIGITAL .... Elaboração de comandos na programação dos algorítmicos que treinam a leitura de dados dos algorítmicos a  obedecer a determinados padrões;. AS TECNOLOGIAS SÃO DISCRIMINATÓRIAS  https://tarciziosilva.com.br/blog/  https://www.brasildefato.com.br/2022/02/28/racismo-digitalizado-como-funciona-o-preconceito-impresso-nos-algoritmos

Primavera chegou ! O que isto significa?

Primavera chegou ! O que isto significa?  🌻🌻🌻 Olá, professoras do Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola!   👀 Vamos espalhar as nossas sementes de esperança no futuro melhor? 🌻 Sugestões de textos:       1.  https://observador.pt/2019/07/28/130-anos-depois-porque-e-que-continuamos-fascinados-com-os-girassois-de-van-gogh/ 2.       https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/girassois-van-gogh/ 3.       https://www.tudoepoema.com.br/manoel-de-barros-os-girassois-de-van-gogh/ 4.       https://www.ecycle.com.br/girassol/ - Acredita-se que a flor de  girassol  é originária da América do Norte, em 1000 (a. C.). Elas foram cultivadas e domesticadas por suas propriedades alimentícias — as pessoas se alimentavam de suas sementes, que têm um alto valor nutricional 5.       https://www.significados.com.br/flor-de-girass...

Primavera, Tempo e Memória no Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola

O Museu Ciep 241 apoia o projeto  interdisciplinar  das professoras de Língua Portuguesa (Rita), Matemática (Ana Duarte) e Projeto  de Vida (Marcela) com a turma 1001, turno manhã  no Ciep241! Desenvolvido no mês  de agosto, com  a culminância na primeira semana  de setembro. Parabéns aos Estudantes  e trabalhadores! #MuseuCiep241Apoia #MuseuCiepValoriza