Pular para o conteúdo principal

Patrimônio escolar para quem na covid19?

 

Patrimônio escolar para quem 

na covid-19?

Para iniciar a reflexão é necessário  repensar que os patrimônios possuem modalidades (material; imaterial; cultural; humanitário....) e devem ser preservados. 

Mas, se não existir o ser humano, ou melhor vidas humanas, como esses patrimônios serão valorizados??
 A secretária de Cultura de Alagoas em seu site nos alerta sobre a importância da preservação do bem cultural, para a construção da memória e história de uma população local. Mas, como podemos fazer para esse bem cultural ser reconhecido, valorizado e cuidado? Se começarmos como população organizada a comunicar a importância desse bem cultural, por exemplo aprender a fazer bolo de fubá, a valorizar as especialistas fazedoras do acarajé, a compreender a importância das estatuas espalhadas por nossa cidade e bairro. Por quais motivos o Centro do Rio de Janeiro possui tantos monumentos? Ou, por qual motivo na entrada do Ciep 241 Nação Mangueirense há um busto do Leonel Brizola? 

Nesse sentido, a noção de patrimônio defendida aqui é que para ele ser PRESERVADO  necessitamos conhecer as nossas lembranças  e  histórias (familiares, de bairro, entre outras). Aquele ditado popular eu conheço, eu cuido... transpondo para o patrimônio escolar eu conheço, eu cuido. :)

E como valorizar o patrimônio da nossa cidade, patrimônio urbano, patrimônio rural e patrimônio escolar? Se o maior bem de toda a humanidade corre sérios perigos, isto é,  as nossas vidas humanas correm perigo na sindemia da covid19? [ a ideia é não apresentar receitas prontas] 

Para  a nossa Constituição Federal, CF1988, a atual Carta Magna os patrimônios devem ser assegurados em sua plenitude pelo Estado Brasileiro. Observe os artigos em tela:

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

§ 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

§ 2º A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.
§ 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:         
I defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;        
II produção, promoção e difusão de bens culturais;         
III formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões;         
IV democratização do acesso aos bens de cultura;      
V valorização da diversidade étnica e regional.    


  Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPANHA: ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!

CAMPANHA:  ESTUDANTE(S) do Ciep241, o Museu Escolar Ciep 241 Mangueira quer te ouvir!!👂 A nossa campanha colaborativa está no ar! É isso mesmo!!  Estamos iniciando mais um ano letivo, 2021, apesar de vivermos a pior fase da pandemia da covid19. Não podemos desistir de sonhar e tornar nossos sonhos possíveis! 👀 Vamos juntos construir a história do Museu Escolar Ciep 241 Nação Mangueirense  Leonel Brizola ?  Espia👀, após consultarmos alguns trabalhadores da escola.  Gostaríamos de ampliar a participação para todos os alunos, professores e trabalhadores do Ciep 241 .  Nessa primeira etapa da campanha lançaremos duas sugestões de logotipo. Ei, calma!! Ainda teremos outras campanhas !!  Em breve falaremos sobre ....💭 os # Amigos do Museu Escolar Ciep241 Nação Mangueirense .💭 💯Você deseja participar ? Então clica👉 no link e responda ao breve questionário.👀 Acesse:  https://forms.gle/7TrzRoDq17KNFJkZ8 As Articuladoras  Culturais do Museu Esc...

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento atravé...

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241 [em edição]  A linha do tempo sobre o Andarilho da Utopia em edição ...  Para saber mais indicamos o  http://memorial.paulofreire.org/Linha_do_tempo/linha_do_tempo.html  E vocês sabiam que tudo começou em caravanas de alfabetização no interior de Pernambuco??? Até o método de alfabetização viralizar na época sem a internet... até chegar no RJ.. Cartilha do Método Paulo Freire  ilustrada por  F.Brenand (disponível Acervo Paulo Freire ) Charge produzida após ao falecimento de Paulo Freire. (1997) Paulo Freire e museus escolares???????????  Comecemos com a ideia dos movimentos de cultura popular!!  **Movimentos de Cultura Popular em 1960 +  Círculo de cultura: Espaço dinâmico de troca de conhecimento onde os sujeitos do processo de educação de adultos se reuniam para debater problemas coletivos do próprio grupo. (Conceitos de Educação em Paulo Freire, p. 53). Em edição... ...

Carta para o seu Eu do Futuro

 💌 CARTA PARA O SEU EU DO  FUTURO A carta de 2021 para a leitora de 2031:  registrar nossas experiências e compartilhar nossas escritas ✉ Caro alunx do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense Leonel de Moura Brizola, Vos escrevo para convidar para o importante exercício de auto-conhecimento.  Afinal o que adianta conhecermos a história da nossa escola ou do nosso bairro - se não possuimos conhecimento da nossa própría identidade, ex. quais são as nossas potencialidades, limitações, sonhos e medos ?  Chegamos no mês dificil para todos nós do Planeta Terra🌐, inclusive aos brasileiros, a dificuldade de assitir diariamente a morte de mais três mil mortes por dia - nossos mortos, são lembrados como vidas humanas. E todas as vidas humanas importam muito. Além do aumento da miséria e da fome. Mas, precisamos resistir!   A estratégia é a escrita , a organização das nossas ideiais em redes para articularmos ações reais . Precisamos nos unir durante e depois a ...

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"

"RACI3SMO DIGITAL ( ALGORITIMI1COS) NO BRASIL"   EPISTEMICIDIO  GENOCIDIO  NEGAÇÃO QUE O RACISMO EXISTE É UM ALIADO AO RACISMO O RACISCMO DIGITAL .... Elaboração de comandos na programação dos algorítmicos que treinam a leitura de dados dos algorítmicos a  obedecer a determinados padrões;. AS TECNOLOGIAS SÃO DISCRIMINATÓRIAS  https://tarciziosilva.com.br/blog/  https://www.brasildefato.com.br/2022/02/28/racismo-digitalizado-como-funciona-o-preconceito-impresso-nos-algoritmos