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Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241

Breve biografia do educador Paulo Freire pelas lentes do Museu Ciep241 [em edição]  A linha do tempo sobre o Andarilho da Utopia em edição ...  Para saber mais indicamos o  http://memorial.paulofreire.org/Linha_do_tempo/linha_do_tempo.html  E vocês sabiam que tudo começou em caravanas de alfabetização no interior de Pernambuco??? Até o método de alfabetização viralizar na época sem a internet... até chegar no RJ.. Cartilha do Método Paulo Freire  ilustrada por  F.Brenand (disponível Acervo Paulo Freire ) Charge produzida após ao falecimento de Paulo Freire. (1997) Paulo Freire e museus escolares???????????  Comecemos com a ideia dos movimentos de cultura popular!!  **Movimentos de Cultura Popular em 1960 +  Círculo de cultura: Espaço dinâmico de troca de conhecimento onde os sujeitos do processo de educação de adultos se reuniam para debater problemas coletivos do próprio grupo. (Conceitos de Educação em Paulo Freire, p. 53). Em edição... Videos: https://www.youtube.com/watch?v=MZQt

Museu Ciep 241 Nação Mangueirense e a pandemia da covid19: convida a reflexão sobre a realidade nas .......

Museu Ciep 241 Nação Mangueirense e a pandemia da covid19:  con VIDA a reflexão sobre a realidade nas ....... ruas e vielas, sobre: +LUTO +LUTA (pelos direitos básicos a dignidade humana) [EXAUSTÃO + DESESPERANÇA ] {REDES DE SOLIDARIEDADE + SORORIDADE}

DIREITOS AUTORAIS...

  DIREITOS AUTORAIS  1. O que é direito autoral?  2. Como proteger os direitos do autor/autora? 3. Como tornar a obra acessível para todos? Independente da classe  sócio econômica? 4. Sabemos o que é uma obra em domínio público? 5. Porque é necessário combater o plágio em tempos de falsas noticias??? (fake news) 6. O que nós museus escolares temos a ver com isso??? TUDO...     Espiem! As fontes para a pesquisa: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16141-direitos-autorais-14-d%C3%BAvidas-mais-comuns https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/01/dominio-publico-o-que-e/ Dicas??? Temos! https://www.youtube.com/watch?v=BJS_Pz71B6E https://www.youtube.com/watch?v=aWl3n_Y2LQI https://www.youtube.com/watch?v=be4GZwFYSRg   ( A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuito ) -  REA - R

Patrimônio escolar para quem na covid19?

  Patrimônio escolar para quem  na covid-19? Para iniciar a reflexão é necessário  repensar que os patrimônios possuem modalidades (material; imaterial; cultural; humanitário....) e devem ser preservados.  Mas, se não existir o ser humano, ou melhor vidas humanas, como esses patrimônios serão valorizados??   A secretária de Cultura de Alagoas em seu site nos alerta sobre a importância da preservação do bem cultural, para a construção da memória e história de uma população local. Mas, como podemos fazer para esse bem cultural ser reconhecido, valorizado e cuidado? Se começarmos como população organizada a comunicar a importância desse bem cultural, por exemplo aprender a fazer bolo de fubá, a valorizar as especialistas fazedoras do acarajé, a compreender a importância das estatuas espalhadas por nossa cidade e bairro. Por quais motivos o Centro do Rio de Janeiro possui tantos monumentos ? Ou, por qual motivo na entrada do Ciep 241 Nação Mangueirense há um busto do Leonel Brizola?  Ness

PAULO FREIRE PELAS LENTES DA EDUCAÇÃO CRITICA EXPERIMENTAL

PAULO FREIRE: do uno ao multiplo A cartografia do educador, filosofo e advogado, Paulo Freire no ano do seu centenário, em 19 de setembro de 2021 é infindável, com enorme repercussão internacional. Uma micro analise superficial no cenário político, econômico pandêmico nos conduz ao questionamento, quando sairemos da teoria para o efetivo exercício da prática das experiências democráticas e solidárias, a partir dos referenciais teóricos e práticas pedagógicas (Metodo Paulo Freire), sem doutrinamentos? A musealização e patrimonialização do sujeito histórico de Paulo Freire sem romantismos, mas considerando a atual catastrofe ao qual o Brasil se tornou nos últimos tempos, nos coloca numa situação impar, em nossa história como museologxs e educadores: necessitamos urgentemente para não agonizarmos praticar em nosso cotidianos as reflexões deixadas por PauloFreire . Como? Não sabemos. Mas, talvez o exercício de pesquisar e construir juntos com os estudantes do nivel superior e educação b

Como o museu e escola podem comemorar o dia Mundial da África?

 Como o museu e  escola podem comemorar o dia Mundial da África? A instituição republicana Escola e Museu contribuiriam de diversas formas ao celebrar cotidianamente em seus processos pedagógicos o dia internacional da África, ao contar a história não contada e invisibilizada dos africanos escravizados no Brasil por longos e vergonhosos séculos. Lembrando que o BRASIL foi o último país da América do Sul a assinar a suposta lei de libertação em 13 de maio de 1888. [outro assunto que merece um post/artigo separado desse..]  Talvez, a pergunta deveria ser: -  Qual a importância histórica de celebrarmos o dia Mundial da África?  ao sermos um museu escolar dentro de um centro integrado de educação pública, CIEP, devemos reconhecer que a importância é vital enquanto um ato de resistência aos legados irreparáveis do sistema escravocrata e patriarcalista brasileiro. Lembrar as memórias silenciadas é resistir diante do oceano de dores e esquecimentos causados aos descendentes do povo africano

Árvore de links do Museu Escolar Ciep 241_ atualizada em 2021

 Ops! Esquecemos da Página do Museu Ciep 241 Nação Mangueirense!! https://www.facebook.com/MuseuCiep241NacaoMangueirenseGovLeonelBrizola Segue o link da nossa árvore de links atualizados: https://www.canva.com/design/DAEZDfmvEYg/SW4OOS1q7_Uo3MHnCZn3Pw/view https://www.canva.com/design/DAEZDfmvEYg/SW4OOS1q7_Uo3MHnCZn3Pw/view